domingo, 26 de agosto de 2012

Releituras


Os mais atentos já devem ter percebido que a cidade onde nasci, Cruz Alta, é um tema bastante frequente aqui no blog. É um lugar que exerce um certo fascínio sobre mim. Por vezes ela me parece um universo à parte, um microcosmo hermético e recheado de mistérios. Sua cultura, suas tradições, hábitos e habitantes (imortalizados nas páginas de O Tempo e o Vento, obra magistral de seu maior filho, o escritor Érico Veríssimo) são como as peças de um quebra-cabeça novelesco e surreal, cujo capítulo seguinte é uma grande incógnita.

Movida pelo poder das locomotivas e da política, palco de disputas de poder e batalhas sangrentas, foi grande, estratégico e influente município. Mas aparentemente Cruz Alta perdeu o trem da história e estagnou em alguma estação do passado. Motivo de tristeza para seus filhos. Para muitos ela é uma cidade amaldiçoada. Porquê?

Sendo originalmente terra habitada pelos índios guaranis, o nascimento da cidade remonta ao século XVII com a ocupação dos missionários espanhóis da Companhia de Jesus,os jesuítas. Bandeirantes, tropeiros, contrabandistas de fronteira, imigrantes europeus, líderes de estado e revolucionários, pisaram naquele chão. Por estes quase quatro séculos de história, a cidade possui uma bela coleção de lendas e histórias que podem fornecer pequenas pistas para a solução dos mistérios que rondam o lugar.

Entendendo as lendas como narrativas populares que, à semelhança do mito, têm a função de sustentar e explicar uma determinada cultura, minha proposta é fazer uma releitura dessas lendas de forma ilustrada, capturando alguns dos seus símbolos primordiais. Para tentar atingir este objetivo, tanto na pesquisa quanto na elaboração dos textos,conto com a inestimada colaboração da jungiana Juliane Gering.

Acompanhe o blog e faça parte dessa jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário